top of page

Chi Sono? Da dove vengo?

Professora Giorgia Alvarez

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle

Não tem como falar do que eu faço hoje sem te contar a minha história e como cheguei até aqui.
 

Sou italiana, nasci na Itália, em Vicenza na região do Vêneto, mas tenho origem brasileira por parte da minha mãe. Durante a minha infância no período de férias, sem que possível, vinha ao Brasil visitar os meus avós, que moravam no Rio de Janeiro e a cidade natal de minha mãe, Porto Alegre,


​Em 2014, aos meus 24 anos, decidi visitar minha avó no Brasil. Assim decidi morar por um tempo com ela. Como na Itália a minha família tinha uma cafeteria, eu pensei então de continuar a trabalhar nessa área aqui no Brasil. Inicialmente trabalhei como garçonete para poder treinar o idioma, porque de fato não sabia nada do português, NADA mesmo :)

Eu nunca imaginei que um dia moraria no Brasil, e menos ainda, que ensinaria italiano para tantos brasileiros. Eu nunca imaginei poder ensinar a minha língua e cultura. Eu nunca imaginei poder ajudar tantos brasileiros a realizarem o desejo de aprender italiano, seja por curiosidade, seja por alguma ligação com a Itália. 

Em 2015 conheci uma brasileira que cruzou o meu caminho. O seu nome é Fernanda e ela costumava sempre almoçar no restaurante onde eu trabalhava naquela época. Ela um dia me perguntou: “Giorgia, eu sei que você trabalha aqui, mas eu preciso treinar o meu italiano, poderia me dar algumas aulas de conversação?”. Aceitei com muita felicidade, ela se tornou uma grande amiga.

 

Com passar do tempo encontrei e conheci muitos descendentes de italiano no Brasil. Achei que isso poderia ser uma oportunidade. Certo dia pesquisei na internet por "escola de idiomas" e decidi me oferecer como professora de italiano para um diretor de uma escola de idiomas de Porto Alegre. Ele me contratou e inciei a dar aulas de italiano. Continuei trabalhando no restaurante e nos meus dias de folga dava aulas de italiano na escola. E foi assim por um ano.  

 

Nesse período, eu refletia muito o que estava me deixando tão feliz, tão motivada e tão plena. Pude perceber que ensinar italiano era o real motivo dessa plenitude. Assim deixei o meu trabalho no restaurante e dediquei todo o meu tempo, a ensinar italiano para brasileiros e ajudá-los a realizar seus sonhos e quem sabe encontrar uma parte da história de cada um.

 

Já se passaram mais de 8 anos de toda essa jornada e faria tudo de novamente.

bottom of page